
A indiscutível relevância da comunicação nos processos vitais das atuais sociedades vem reclamar a formação de um novo público que responda aos anseios de crescimento do tecido empresarial. Os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação – desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da generalidade das organizações – têm suscitado o aparecimento de profissionais que, através de novas estratégias de comunicação, promovem o sucesso do tecido empresarial.
A formação em Ciências Informáticas antecipa e responde aos novos desafios e repetidas exigências da atual “Sociedade de Informação”. Os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação – instalação, configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes – permitem o desenvolvimento de um alargado leque de competências, determinante para o desenvolvimento de competências em diferentes áreas da Informática..


A formação em manutenção industrial e eletromecânica continua a afigurar-se como uma área de eleição, sobretudo, em termos de empregabilidade, numa sociedade que reconhece as necessidades tecnológicas das empresas e organizações económicas. Os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação – mecânica automóvel, energia, fabricação de produtos e manutenção industrial – têm permitido uma variedade de opções de carreira e o desempenho de inúmeras funções a todos estes profissionais.
Os conteúdos multimédia são hoje o espelho de um espaço que consideramos como global, onde a mobilidade e a interatividade têm um papel determinante. Os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação – desenvolvimento de sistemas e produtos multimédia, captação, digitalização, tratamento e integração de sons e imagens, fixas e animadas – têm garantido a contratação de todos os profissionais deste ramo por empresas não apenas regionais, mas também nacionais, contribuindo, assim, para a especial atratividade associada ao desempenho destas funções.


A noção de bem-estar individual e comunitário tem perspetivado a educação para a saúde como um fator determinante na sociedade hodierna. Os conhecimentos adquiridos ao longo desta formação – determinantes formas de estar e agir em hospitais, centros de saúde, unidades de cuidados continuados e centros de diagnóstico – têm permitido uma ação informada e responsável de novos profissionais que o mercado continua a reclamar para si.